Mercado Livre de Energia: sua empresa está pronta para migrar?

Confira um checklist que te ajudará a entender os pré-requisitos e benefícios da migração

Migrar para o Mercado Livre de Energia pode representar uma grande oportunidade de economia e sustentabilidade para a sua empresa. E é por isso que ele não para de crescer: em 2024, esse mercado bateu recordes sucessivos, atingindo o marco de 64.497 unidades consumidoras no Brasil. No primeiro trimestre de 2025, mais de 16 mil empresas já haviam decidido migrar.

Mas, se você ainda tem dúvidas se a sua empresa está pronta para essa mudança, nós preparamos um checklist para ajudar você a entender os pré-requisitos e os benefícios da migração.

Confira cada ponto a seguir e, caso se identifique com alguns deles, pode ser o momento de simular sua economia com a ENGIE.

✅ Tem acesso à sua fatura de energia detalhada e atualizada

Ter acesso à fatura detalhada é o primeiro passo para você entender o perfil de consumo da sua empresa e avaliar o potencial de economia ao migrar para o Mercado Livre de Energia.

Com a fatura em mãos, você pode:

  • Descobrir a qual grupo de consumo você pertence: alta ou baixa tensão (Grupo A ou Grupo B, respectivamente).
  • Identificar os momentos de maior consumo.
  • Avaliar o seu custo mensal e eventuais oscilações no consumo.
  • Verificar tributos incidentes e bandeiras tarifárias.

 Está no Grupo A de consumo e gasta, em média, R$ 9 mil por mês em energia

Tendo a fatura de energia em mãos, você descobre facilmente a qual grupo de consumo sua empresa pertence. E esse é o primeiro critério técnico para migrar: atualmente, o Mercado Livre de Energia no Brasil está aberto apenas para consumidores do Grupo A, que são todos aqueles conectados em média e alta tensão. Em geral, esses são os consumidores que têm gastos médios mensais em torno de R$ 9 mil.

✅ Busca mais previsibilidade orçamentária e quer cortar custos

No Mercado Regulado, o consumidor está sujeito às variações de tarifas, bandeiras tarifárias e reajustes das distribuidoras, o que torna difícil prever os gastos com energia da empresa. No Mercado Livre, no entanto, a liberdade de escolha é o pilar fundamental: você escolhe o seu fornecedor e negocia com ele as melhores condições contratuais para a sua estratégia de negócio.

É possível negociar, por exemplo:

  • Preço, o que torna os valores mais competitivos
  • Volume de energia, de acordo com as suas necessidades
  • Tempo de contrato, conforme sua estratégia de negócio

Isso resulta em mais previsibilidade de custos e uma economia que pode chegar a 40% na conta de luz.

✅ Tem metas de sustentabilidade e quer ampliar mercados

Migrar para o Mercado Livre de Energia é também uma forma de alinhar o consumo energético às estratégias de ESG da sua empresa. No ambiente de contratação livre, sua empresa pode optar por uma geradora que utiliza exclusivamente fontes renováveis, como é o caso da ENGIE.

Com energia 100% renovável, sua empresa pode zerar as emissões do Escopo 2, reduzindo a pegada de carbono e obtendo um diferencial competitivo para consumidores e investidores, que cada vez mais veem a sustentabilidade como um atributo de valor para as marcas.

Se você deu check em alguns desses itens, provavelmente sua empresa está pronta para aproveitar os benefícios do Mercado Livre de Energia com a ENGIE.

Mais notícias